Novas Regras Para Portabilidade de Conta Salário e o Crescimento Dos Bancos Digitais

As novas regras de portabilidade das contas-salário entraram em vigor há quase dois meses e já produziram seu primeiro efeito prático: uma ofensiva dos bancos, especialmente os digitais, para atrair os correntistas da concorrência.

Com foco no público jovem os Bancos Digitais estão recebendo uma grande quantidade de correntistas da concorrência. As instituições financeiras ainda estão contabilizando os dados iniciais da migração de clientes.
A medida do Banco Central simplifica o processo de mudança para o consumidor que quer levar sua conta-salário para outra instituição. A portabilidade de salário existe desde 2006, mas só podia ser feita para uma conta de depósito tradicional.

Em vigor desde 1° de julho, as novas regras da portabilidade de salário, que estão definidas na Resolução 4.639/2018, proporcionaram mais opções e comodidade aos usuários deste serviço.

Mas afinal, o que mudou no processo de portabilidade de salário?

Antes, você precisava solicitar ao banco da conta em que era depositado seu salário a transferência dos recursos para outra conta. Agora, você faz o pedido de transferência diretamente na instituição de preferência, que informará ao banco em que sua empresa possui convênio para onde os depósitos devem ser direcionados dentro do prazo determinado.

O procedimento fica semelhante ao da telefonia: basta pedir a transferência na instituição financeira para a qual quer migrar, sem precisar fazer contato com a anterior. O processo é bastante simples e no caso dos Bancos Digitais basta acessar o site para realizar o pedido deportabilidade de salário, que leva em torno de 5 dias úteis para acontecer.

— A medida incentiva as instituições a serem proativas e a procurarem os correntistas para oferecer vantagens — avaliou o professor Luis Braido, da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (EBEF/FGV).

No caso dos Bancos Digitais, o perfil dos consumidores que estão pedindo a migração é de pessoas com idade de 20 a 30 anos (70%), oriundas de um dos cinco maiores bancos do país (82%), segundo dados preliminares do Nubank.

— As novas regras de portabilidade de salário podem ser uma alternativa para quem quer reduzir os gastos com as tarifas, ou até mesmo ficar livre delas. Alguns Bancos Digitais como Inter e Neon oferecem contas sem custo de manutenção e Transferências Bancárias ilimitadas sem tarifas. Além disso, representam uma possibilidade de inclusão financeira para as pessoas que não têm contas-correntes e pretendem utilizar somente os cartões das instituições — ressaltou Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Uma preocupação da economista é em relação à idoneidade das instituições financeiras, especialmente dos bancos digitais. O Idec informou que enviará carta ao Banco Central e à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, questionando a falta de canais para a consulta de informações destas empresas.

Confira o que cada instituição oferece para ter seu dinheiro:

Itaú

Entre as vantagens que oferece para quem recebe seu salário pelo banco estão prazo de até 90 dias para pagar a primeira parcela do crédito pessoal, desconto de até 10% para contratar o seguro do automóvel e 50% de abatimento em cinemas e teatros.

Santander

O cliente pode ter acesso a taxas diferentes nos produtos de crédito e investimento, e pode escolher a conta que mais combina com seu perfil.

Nubank

A NuConta é uma conta isenta de tarifas de manutenção ou taxas para a realização de transferências para qualquer banco. Além disso, o dinheiro aplicado nela rende automaticamente 100% do CDI, com liquidez diária.

Original

Oferece benefícios para quem migrar o salário para o banco, entre eles pacote de tarifas grátis e anuidade grátis no cartão de crédito. Quando o primeiro salário cair na conta, o correntista tem direito a 50% de desconto na taxa do cheque especial e a 50% de desconto na taxa de empréstimo pessoal. O site do Banco Original teve um aumento de 300% nas visitas. A meta do banco é um aumento de 38% na abertura de contas até o fim do ano.

Banco Inter

A conta digital do Banco Inter é 100% digital e isenta de tarifas de manutenção ou taxas para a realização de transferências para qualquer outro banco. Além de anuidade grátis no cartão de crédito.

Caixa Econômica Federal

A Caixa não faz cobrança de tarifas por transferência automática da conta- salário, por emissão de um cartão magnético, por efetivação de cinco saques e, mensalmente, por duas consultas de saldo e até dois extratos da movimentação dos últimos 30 dias. A Caixa oferece isenção ou desconto em tarifas bancárias, taxas e prazos diferenciados para financiamento habitacional, taxa de juros diferenciada no cheque especial, e condições especiais em linhas de crédito(crédito pessoalcrédito autocrédito imóvel próprio).

Banco do Brasil

O consumidor pode utilizar o aplicativo do banco para migrar sua conta- salário. O banco oferece um pacote de serviços e anuidade grátis no cartão Ourocard, com isenção de um ano. A instituição financeira também oferece taxas competitivas para várias modalidades de crédito.

Nubank Anuncia Novo Cartão de Crédito com Pagamento por Aproximação

Aprenda a Abrir Sua Conta Digital e Pague Menos Tarifa