Como Aumentar Suas Chances do Banco Aprovar o Cartão de Crédito?

Toda instituição financeira realiza uma análise de crédito com a intenção de medir a capacidade do cliente em honrar os compromissos assumidos.

Se você tem dúvidas de como solicitar um cartão de crédito e aumentar suas chances de ser aprovado, preparamos algumas dicas que podem ser importantes neste processo. Antes de pedir cartão de crédito você deve estar atento a algumas situações. Pequenas atitudes podem ser decisivas para você conseguir o seu.

Provavelmente você já emprestou dinheiro a um familiar ou amigo. Antes de tomar esta decisão você deve ter analisado a proposta de pagamento do empréstimo e a capacidade dele conseguir pagar ou não. Estamos falando de um amigo ou familiar, imagina então se o pedido tivesse sido feito por um desconhecido?

Pois bem, é assim que funciona com as instituições financeiras, elas precisam conhecer detalhadamente o perfil de cada usuário pra poder se previnir dos calotes. Se você está à procura de um cartão de crédito, certamente tem dúvidas do procedimento que o banco faz para avaliar o seu perfil.

Como Conseguir Um Segundo Cartão de Crédito?

Caso você já tenha passado por um processo de consulta e teve êxito na aprovação do cartão, uma boa dica é tentar conseguir o segundo. Essa é uma oportunidade de melhorar a administração da sua vida financeira e consequentemente deixá-la mais organizada.

Um cartão pode ser usado para compras do dia a dia, como supermercado, restaurante e padaria, por exemplo. Já o outro, somente para gastos com  o carro ou moto.

Quando você solicita um cartão ou um serviço de crédito, seu histórico financeiro e estilo de vida vai ser analisado pelas empresas. Primeiramente o cliente fornece seus dados pessoais, permitindo que os bancos comecem à procura com um objetivo quase único: saber se o cliente poderá honrar seus pagamentos, e qual o grau de risco em não quitar o crédito tomado.

Como o Banco Aprova? Entenda a Análise:

Essa consulta começa pelos requisitos exigidos. Ou seja, os bancos analisam se você tem renda, se está tudo ok com seus documentos e comprovam onde você reside.
Posteriormente, a avaliação é feita sobre o cartão de crédito pretendido. Como por exemplo, se não vai comprometer sua renda e se ele corresponde ao seu perfil. Como limite, anuidade e renda mínima.
Ou se você não tem um cartão pré-definido, a instituição financeira, deve te oferecer um cartão que mais se assemelha aos seus gastos e que caiba nas suas finanças.

Serasa/SPC

Após a pré-análise, é verificado se você tem pendências com à própria administradora ou outras instituições. Nessa etapa, você será consultado pelos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SCPC Boa Vista e Serasa.
Essas são empresas privadas que contém o histórico financeiro dos clientes e informam ao banco a situação de cada um. Se caso for constatado contas em atraso, por exemplo, as chances de conseguir um cartão de crédito começam a cair.
O seu histórico é quem vai decidir! Nessa busca é verificado se quem procura o cartão, paga suas contas em dia, se teve ou tem nome negativado. Nesta etapa é onde muitas pessoas acabam sendo reprovadas.
Nome negativado representa, muitas vezes, que o cliente não irá conseguir honrar seus pagamentos. Caso você tenha problema com outro cartão de crédito suas chances são mínimas de conseguir aprovação em outro.  Um histórico ruim também pode contribuir para uma rejeição.
Se você não tem contas em seu nome ou não tem outro cartão de crédito, as empresas não conseguem conhecer seu perfil como pagador, dificultando à aprovação.

Consulta ao Score e Cadastro Positivo

O Score é o seu currículo financeiro ele mede a confiança sobre o cliente, em relação ao pagamento.
Sua pontuação vai dizer se você tem altas, médias ou baixas chances de dar o cano. Esse dado é usado pelas operadoras, para enquadrar o perfil do cliente.
Hoje em dia, você consegue solicitar o cartão de crédito pela internet. O que pode parecer mais fácil para algumas pessoas. Uma vez que o banco pode solicitar ou não a comprovação das informações enviadas ou exigir outros documentos.
Preencher o cadastro com informações verdadeiras pode ser a chave para aumentar suas chances de ser aprovado.

Conclusão

Se você ja teve um cartão de crédito negado não adianta se desesperar. Geralmente as operadoras pedem uma carência de 3 meses para fazer uma nova tentativa. Use este período para melhorar sua relação com os bancos, movimente sua conta bancária, pague contas com débito automático, faça investimentos e abra seu cadastro positivo. Espero que você tenha gostado das dicas, tenho certeza que se você usá-las suas chances irão aumentar. Boa sorte!

Cartão Havan é Completamente Gratuito

5 motivos para você ter o segundo cartão de crédito