Cartão de Crédito: Os Segredos Para Usar a Seu Favor

Quem nunca pensou em destruir o cartão de crédito após passar aperto com ele? Realmente o cartão de crédito pode trazer muitas complicações para a vida do usuário, principalmente para aqueles que não conseguem controlar os gastos. 

Mas apesar de ter fama de vilão, o cartão de crédito oferece muitas vantagens: 

  • Concentrar gastos
  • Organizar os gastos
  • Pagar no melhor dia
  • Parcelar compras caras
  • Benefícios e Programas de Pontos
  • Segurança
  • Compras Internacionais

As vantagens são muitas e facilitam bastante às nossas vidas, desde que os pagamentos não atrasem. Quando isto acontece, o grande vilão entra em cena: juros altos. O cartão é uma boa ferramenta para organizar pagamentos, desde que seja utilizado da forma correta.

Neste artigo vou explicar os pontos para que você aprenda a utilizar o cartão a seu favor, sem prejudicar as suas finanças.

Cartão de Débito ou Crédito?

A principal diferença entre os cartões de débito e crédito está no prazo de pagamento. Com o cartão de débito você paga no ato da compra, pois o valor é descontado automaticamente da sua conta corrente.

Portanto, o seu limite de gastos é definido pelo seu saldo. É como se você tirasse o dinheiro da sua carteira, mas na prática, as notas são virtuais.

Já o cartão de crédito permite adquirir produtos ou serviços, mesmo sem ter o dinheiro no ato da compra. O valor gasto é descontado no limite de çrédito contratado junto a administradora, e você só paga lá na frente, quando a fatura vencer.

Ao utilizar o cartão de crédito, você está tomando dinheiro emprestado. Consequentemente, você está sujeito a pagar juros. Importante destacar que trata-se de uma das maiores taxas de juros do mercado e uma das principais responsáveis pelo endividamentos das famílias brasileiras.

Como funcionam os Cartões de Crédito?

A principal vantagem do cartão de crédito é poder comprar hoje e pagar na data de vencimento do cartão. Comprando na melhor data do cartão, você pode ganhar um prazo de até 30 dias até o vencimento. Isso é ótimo para quem só terá dinheiro quando receber o próximo salário e melhor ainda para os investidores que utilizam o rendimento de suas reservas para quitar a fatura.

Como vocês podem ver é necessário um bom planejamento para que este benefício não se torne uma desvantagem. Por isso, é fundamental entender como funciona o limite, a fatura e o prazo de pagamento.

Limite de Crédito

O limite de crédito funciona como um empréstimo pré-aprovado que determina o valor máximo que você pode gastar. A emissora do cartão estabelece o limite de acordo com a sua renda e a sua situação financeira.

Cada vez que você utiliza o cartão, o valor da compra é descontado do limite. Portanto, diminui conforme você gasta e volta ao seu saldo inicial quando você paga a fatura.

Para aumentar o limite é necessário entrar em contato para solicitar uma nova análise de crédito, na qual a instituição financeira vai verificar o seu histórico de pagamento ou o aumento da sua renda.

Fatura

A fatura é o boleto com a cobrança de todos seus gastos com o cartão de crédito no mês. Isso deve ser quitado até a data de vencimento. Feito isso o limite de crédito é reformulado.

Geralmente você pode escolher o dia do mês que prefere pagar, de acordo com quando o salário cai na sua conta, por exemplo.

Você tem até 40 dias para saldar tudo e na maioria das vezes todas as compras feitas entre cinco e dez dias antes da data de vencimento ficam para a próxima fatura.

Por exemplo, se a sua conta está agendada para o 05 de agosto, a fatura vence no dia 26 do mês anterior. Todas as compras realizadas após o dia 26 de julho serão incluídas para a fatura de setembro.

Compras Parceladas

Como já falamos esta é uma enorme vantagem do cartão de crédito para quem sabe usá-la. Ao mesmo tempo esta facilidade em dividir compras no cartão é responsável por endividar milhares de brasileiros.

A mágica do parcelamento atrai muitos consumidores que acumulam tantas prestações pequenas, que perdem o controle dos seus gastos. 

Além disso, ao escolher essa forma de pagamento, você está pagando juros, mesmo quando o lojista diz que parcela sem juros. Se isso ocorrer, é porque as taxas já foram embutidas no valor do produto. Provavelmente, se você oferecer pagar à vista ou em dinheiro, ele vai oferecer desconto.

A compra parcelada é indicada para adquirir produtos extremamente necessários, cujos valores ultrapassam o valor da sua renda mensal. Por exemplo; geladeira, fogão, cama e carro. Caso contrário, o ideal é pagar à vista.

Pagamento: O que acontece se atrasar?

Atrasar ou deixar de pagar a fatura do cartão de crédito é um enorme problema!

Além de ficar inadimplente, você vai encarar duas consequências que vão pesar muito no seu bolso: juros e multas. Em alguns casos, dependendo do contrato, o cartão pode ser bloqueado até que o débito seja extinto.

Se você não puder arcar com a quantia integral da fatura, é possível quitar parte da dívida do cartão de crédito, entre o valor mínimo (geralmente em torno de 15%) e intermediário, percentuais estipulados pela instituição financeira. O restante da parcela é adicionado na fatura seguinte, acrescido de juros. Entretanto, isso significa que você entrou no chamado crédito rotativo e está pagando os juros mais caros  do mercado (a taxa média anual é de 330%).

Só é permitido utilizar o rotativo por 30 dias. Após esse período, você tem duas opções: quitar tudo ou refinanciar a dívida com a própria emissora do cartão.A instituição financeira é obrigada a oferecer uma taxa menor que a do rotativo  do cartão de crédito. Mas não se engane, pois ainda assim os juros são exorbitantes.

Conclusão

As facilidades oferecidas por um cartão de crédito são enormes e é difícil encontrar hoje em dia alguém que não faça uso do mesmo. Ao mesmo tempo ele é responsável pelo endividamento de milhares de brasileiros, que se enrolam em dívidas e ficam a mercê das altíssimas taxas de juros. Conhecer melhor a ferramenta e ser organizado com sua vida financeira são sempre as melhores alternativas para quem deseja melhorar as finanças.

O Que é Crédito Online?

Cartão de Crédito Porto Seguro Garante Descontos no Seguro