7 Dicas de Como Aumentar o Limite do Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma ferramenta que permite agilidade e controle de suas despesas. Para quem tem disciplina financeira ele é um excelente aliado, mas muitas pessoas acabam se endividando com o mau uso do cartão. Muita gente deseja aumentar o limite do seu cartão de crédito e consequentemente, o seu poder de compra. Os motivos para aumentar o limite do cartão podem ser vários: realizar uma viagem ao exterior, adquirir um bem, ou até mesmo uma fonte de reserva para uma emergência. Este artigo vai te ajudar a alcançar o seu objetivo, para isso listamos 7 dicas de como conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito.

Como o Limite de Crédito é Estabelecido

Para entender melhor sobre o limite do seu cartão, você precisa saber o que é levado em conta na hora de estabelecer o seu limite de crédito, ou seja qual o valor que você poderá comprar com o seu cartão de crédito. 

As instituições financeiras seguem critérios próprios para fazer a análise de crédito. Tudo depende do perfil de consumo do usuário no momento do pedido. Por isso, você pode ter seu cartão de crédito aprovado em uma e em outra não, ter facilidade de aumentar o limite em uma e em outra não.

Os principais critérios analisados pelas operadoras de cartões de crédito são:

  • a pontuação do score de crédito,
  • renda mensal,
  • estabilidade financeira,
  • se há ou não registros de débitos registrados no seu CPF,
  • quantidade de consultas registradas ao seu CPF, entre outras.

Cada administradora de cartão atribui o peso e importância que dará a cada item relacionado. Após feita esta análise, elas determinarão o limite de cada usuário levando em conta o perfil de risco de cada um.

Qual o Limite Máximo de um Cartão de Crédito

O primeiro cartão de crédito estabelece o valor do limite de até 30% da renda do cliente solicitante, entretanto, o limite total de crédito não deve ultrapassar 70% da renda bruta. 

Para conseguir o limite máximo o cliente deve ter um bom relacionamento com o banco pagando as contas em dia e fazer investimentos junto a instituição financeira. Com isso, o limite pode ultrapassar em até 10X a renda, do cliente.

Qual o Melhor Momento Para Solicitar o Aumento de Crédito?

As operadores de cartões de crédito disponibilizam o serviço de reavaliação de crédito através da central de atendimento via telefone, site, internet banking e, em alguns casos, por aplicativo. O ideal é que essa solicitação seja feita a cada 3 meses, onde será analisado seu perfil e comportamento de uso do cartão. Nesses casos, o aumento pode chegar até 25% do limite sem precisar que você envie um novo comprovante de renda.

7  Dicas Para Aumentar Seu Limite de Crédito

Para que sua solicitação de reavaliação de crédito seja aceita e você consiga aumentar o limite do seu cartão de crédito, separamos 7 dicas para você.

1 – Comprovante de Renda

Ao apresentar o comprovante de renda você está dando garantia de que pode pagar por ele.  Este é o primeiro passo para conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito. Existem 4 tipos de comprovantes de renda válidos e considerados oficiais, aceitos por uma instituição financeira são: Holerite/contra-cheque, Decore, declaração de imposto de renda e carteira de trabalho. Além dos documentos oficiais, também podem ser apresentados como comprovante de renda o extrato bancário e a fatura paga de outro cartão de crédito.

É importante que você atualize sua renda, pelo menos uma vez ao ano, pois sua instituição financeira pode estar com uma informação antiga, com uma renda inferior a sua renda atual. Escolha o comprovante que demonstre o maior valor possível da sua renda e apresente, sempre que possível, comprovantes complementares como: aquisição de novos bens; carro, moto, ações, e até mesmo renda complementares como aluguel, pensões, bônus, PRL, ajuda de custo,, etc.

2 – Mantenha as Faturas em Dia

Para solicitar o aumento de limite de crédito do seu cartão, é fundamental que você pague as suas faturas em dia, se possível, até mesmo antes da data do vencimento, e mantenha sua vida financeira organizada para que não precise pagar o valor mínimo ou parcelar as faturas. Coloque o pagamento em débito automático, isso evitará atrasos. As instuições financeiras visam estabelecer um bom relacionamento com clientes que são bons pagadores, facilitando o aumento do limite de crédito. 

3 – Concentre Todas as Despesas no Mesmo Cartão de Crédito

Se organize e utilize o seu cartão de crédito para todas as despesas possíveis, utilizando todo o limite do seu cartão. Utilizando todo o seu limite a administradora do seu cartão percebe que você é um cliente preferencial e o limite de crédito estabelecido inicialmente, não está adequado ao seu perfil. Manter um bom padrão de consumo não assegura o aumento do limite imediato, entretanto funciona como um excelente indicador.

4 – Aumente sua Pontuação no Score

O Score é uma ferramenta que permite mostrar o seu perfil de consumo no mercado. Mantenha sempre uma boa pontuação no score de crédito. Ele é utilizado como um dos parâmetros para estabelecer o seu limite inicial. Ao solicitar aumento de crédito, seu score será novamente consultado. Algumas dicas de como melhorar a pontuação do seu score são fundamentais: manter seus dados sempre atualizados; possuir contas de consumo no seu nome (água, luz, etc); fazer o cadastro positivo no Serasa, SCPC Boa Vista; pagar todos os débitos em dia; entre outras.

5 – Transfira Limites Para Seu Cartão de Crédito

Caso você possua cartão de banco, poderá solicitar que os limites do seu cheque especial, por exemplo, seja transferido para o cartão de crédito. Outros limites como o empréstimo pré-aprovado, CDD, ou linhas de crédito de curto prazo também podem ser transferidos para o cartão. em algumas instituições isso pode ser feito através do internet banking, site ou central de atendimento. Mas, uma negociação direta com o seu gerente poderá se mostrar mais vantajosa. Se possível, vá até a sua agência, e procure o seu gerente para solicitar a transferências dos limites que possuem e concentrá-los no cartão.

6 – Peça Aumento do seu Limite a Cada 3 meses

Vale a pena solicitar a revisão periódica do seu limite do cartão de crédito a cada 3 meses, isso demonstrará que você tem interesse em ampliar o seu limite e se manter cliente da instituição. Mas, para aumentar as chances de sua solicitação ser atendida, deverá ter seguido a risca as dicas de 1 a 4.

Evite pedir reavaliação antes desse prazo, mesmo que você tenha recebido algum aumento ou bonificação pois, a instituição pedirá o comprovante de pelo menos os 3 últimos meses para garantir que essa nova renda seja estável e não esporádica.

7 – Estabeleça um Bom Relacionamento Com o seu Banco

Melhorar o seu relacionamento com o banco é uma das formas de fazer com que a instituição financeira te enxergar como um cliente preferencial. Para isso, concentre seu pagamentos, invista seu dinheiro e utilize os serviços como financiamento, seguros ou previdência privada da instituição a qual pretende melhorar o seu relacionamento. Outra maneira é transferir o recebimento do seu salário (Portabilidade salarial), garantindo, inclusive, menores taxas de anuidade e até mesmo redução nas tarifas cobradas pelos pacotes de serviços.

Conclusão

Aumentar o limite do cartão de crédito é uma tarefa que exige um certo tempo de relacionamento com os bancos. Algumas dicas podem fazer com que este tempo seja reduzido e o limite do seu cartão seja aumentado. Espero que com estas dicas você consiga alcançar os seus objetivos.

Como Fui Aprovado no Nubank

Como Conseguir um Convite Nubank? Receba agora!